marți, 27 noiembrie 2012

O Imperialismo Brazuca

Um fenômeno curioso vem acontecendo nos últimos anos. Impulsionadas pela maré boa da economia internacional, e assustadas com o baixo crescimento interno, algumas empresas brazucas tem aproveitado para expandir seus negócios lá fora, mas com uma modalidade nova até então para a nossa realidade: ao invés da exportação pura de bens prontos, as empresas brazucas tem aproveitado para construir instalações industriais em outros países, passando a exportar, de fato, serviços e tecnologia, fato incomum na nossa tradicional balança comercial.

Entre os mais recentes exemplos do "mperialismo das corporações brazucas" podemos citar: a compra pela Vale do Rio Doce de uma mineradora canadense; o recente interesse (frustrado por enquanto) da CSN em adquirir empresas siderúrgicas na Europa; o domínio da Gerdau no mercado norte-americano; a expansão das obras de engenharia da Odebrecht pela América do Sul, África e Oriente Médio, com o recente término de uma hidroelétrica em Angola; e talvez a principal de todas elas: nossa querida e adorada Embraer.

A Embraer consolidou-se como lider do segmento de aviões comerciais de pequeno porte (até 110 passageiros), desbancando completamente a canadense Bombardier, e agora ousa vôos mais altos, apostando no mercado de médio porte (120 a 160 passageiros), hoje totalmente dominado pela americana Boeing e pela européia Airbus. A empresa brasileira acaba de fechar a construção de uma fábrica na China, visando o atendimento do absurdamente crescente mercado asiático.

São exemplos de empresas que, apesar da estagnação no país, não cruzaram os braços e vêm, a passos largos, dominando seus segmentos no mercado globalizado. Parabéns aos seus executivos!

Cabe ressaltar que 3 dessas empresas (Vale, CSN e Embraer) só começaram a crescer e ser competitivas no mercado externo quando conseguiram se livrar das amarras do controle estatal.

E tem gente que ainda defende o outro lado...

Niciun comentariu:

Trimiteți un comentariu

Rețineți: Numai membrii acestui blog pot posta comentarii.